Páginas

domingo, 25 de março de 2012

Câmera NEX-C3 tem corpo de compacta, mas tira fotos com qualidade de semi-profissional



NEX-C3, da Sony: corpo de compacta com lente de DSLR

Já testamos a câmera NEX-3K, da Sony, uma câmera semi-profissional perfeita para quem deseja facilidade de uso. Agora testamos o modelo NEX-C3, uma evolução da NEX-3K. 

A NEX-C3 vem com a mesma lente de 18-55 mm (milímetros) que permite ajustar manualmente o foco, abertura e tempo do obturador. Ela faz fotos com o máximo de 16,2 megapixels. A capacidade do zoom é de 3x e também faz vídeos em HD (720 linhas). E como outras câmeras semi-profissionais, a NEX-C3 permite substituir a lente por outros tipos, oferecendo mais opções de zoom e ajustes de foco. 

Apesar de ser uma câmera semi-profissional, a NEX-C3 traz funções de câmeras compactas, como o reconhecimento automático de rostos e sorrisos e fotos panorâmicas. Aliando esses recursos à qualidade da lente e do sensor APS-C, utilizado em câmeras DSLR, as fotos obtém excelente qualidade. 

O sensor é o grande aliado da NEX-C3


Para uma câmera ter mais resolução (os famosos megapixels), é necessário ter mais pixels dentro do sensor. Quanto menor o pixel, menor é a quantidade de luz com que ele pode lidar. E quando os pixels não recebem luz suficiente, o resultado é uma foto granulada, que são aqueles pontos facilmente perceptíveis que tiram a nitidez. E para criar mais megapixels, é necessário ter mais fotodiodos na área do sensor. 

Portanto, com um sensor com área maior, é possível ter mais fotodiodos com pixels maiores, que, por sua vez, recebem mais luz e assim o resultado final da foto tem mais qualidade ou, melhor definição, como preferir. 

Corpo de compacta e recursos de semi-profissional


A NEX-C3 tem o corpo um pouco menor do que a NEX-3K. O corpo da NEX-C3 tem dimensões de 110 x 60 x 33 mm, com peso de 225 gramas. O corpo da NEX-3K tem dimensões de 117 x 62 x 33 mm e peso de 297 gramas. 

Além das dimensões e peso, as mudanças da NEX-C3 em relação à NEX-3K são modestas. O display é de 3 polegadas e possui sistema articulado, com inclinação de 45 graus para cima e 80 graus para baixo. Esse recurso ajuda bastante para tirar fotos de ângulos diferentes. 

Sony NEX-C3 tem corpo de compacta, mas pode trocar as lentes

Assim como a NEX-3K, a NEX-C3 possui dois microfones embutidos para captar som quando filmamos e estão localizados um em cada lado da lente. Na parte de cima, na direção da lente, está o flash, que pode ser removido. Além de outro tipo de flash (proprietário da Sony), o conector serve para outros acessórios, como microfone direcional ou microfone por fio e ainda um view finder. 

Ambas atingem alto valor de ISO (12.800) e tiram boas fotos em ambientes pouco iluminados. As funções de macro e ajustes automáticos garantem fotos de excelente qualidade, sem exagerar no julgamento. Fotógrafos experientes também vão tirar proveito da NEX-C3, nos modos manuais, pois é possível ajustar foco, abertura e tempo do obturador, assim como funções de luminosidade. 



Vídeos em alta definição (720p)


A NEX-C3 também faz vídeo na resolução de 1280 por 720 linhas, considerado alta definição (HD). A taxa de gravação é de 30 frames por segundo, o que garante vídeos fluidos, sem engasgos nas cenas. E o resultado foi ótimo. A câmera também pode utilizar a resolução VGA (640 por 480). O formato do vídeo é MPEG4. O zoom de 3x é garantido durante a filmagem, assim como o ajuste de foco manual. 

Cartão de memória


A câmera vem com um cartão tipo SD com 2 GB de capacidade. É bom dizer que o cartão que acompanha a NEX-3K é do tipo de alta velocidade, que oferece melhor taxa de transferência para gravação de vídeos em alta definição. 

O diferencial fica por conta da adição de efeitos 
A Sony adicionou efeitos interessantes e divertidos na NEX-C3. Há ajustes para escolher que cores (azul, verde, vermelho ou amarelo) vão sair na foto. Todas as outras partes da foto ficam em preto e branco. Outro efeito interessante é o de retocar a pele. Nesse caso há intensidade fraca, média e alta e o resultado é como se a foto passasse pelo Photoshop com efeito de rejuvenescimento no rosto. E funciona bem, diga-se de passagem. 

O efeito chamado retrô dá um ar de foto antiga com tons de sépia e contraste atenuado. O efeito Pop realça a tonalidade das cores e ajuda em ambientes com pouca luz para manter as cores fiéis ao original. Ainda há mais nove efeitos que vão desde deixar a foto com tons monocromáticos até posterizar a foto deixando-a em formato de desenho. Alguns efeitos podem ser combinados, resultando assim em mais opções de fotos. 

Duração de bateria melhorada


A NEX-C3 ganhou um fôlego extra em comparação com a NEX-3K. Tiramos 530 fotos e fizemos um vídeo de 5 minutos. Esse resultado foi 19,1% superior em relação à bateria da NEX-3K. Pesquisamos e verificamos que o sensor utilizado na NEX-C3 consome menos energia, o que é um fator que acabou influenciando paa conseguirmos tirar mais fotos.




Conclusão

A câmera Sony NEX-C3 ganhou modificações modestas em relação à NEX-3K. Ela continua tirando excelentes fotos devido à combinação do sensor APS-C e a lente de 18-55 mm, que já eram utilizadas na NEX-3K. O modo automático garante fotos com ótimo equilíbrio de luz e cores. Mas fotógrafos amadores também vão gostar dos ajustes manuais para obter os efeitos desejados. O diferencial da NEX-C3 fica por conta da inserção de efeitos especiais, que vão desde suavizar a textura da pele até escolher as cores que sairão nas fotos.



Fonte: Bondfaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário